Melhor época para voar!

Não, não fiquei louco. Tampouco quero fazer pouco das vítimas do acidente com o airbus da TAM, até porque eu passei pelo local 20 minutos antes do desastre, e poderia ser eu lá no meio dos escombros. Mas verdade seja dita: essa é a melhor época para voar. E vou provar!

Pode assumir que por uns 2 meses você estará seguro para viajar de avião. Porque? Uma série de fatores influi:

1. O piloto que vai pousar em Congonhas agora vai aplicar o coeficiente de segurança do coeficiente de segurança. Ou seja, se ele antes tomava todo cuidado +1 para pousar e pilotar, agora ele vai tomar todo cuidado +10. Não estou dizendo que o piloto teve culpa no acidente; mas que os pilotos vão triplicar a atenção, isso vão.

2. Melhora impressionante no controle aéreo. Os controladores de vôo são a bola da vez. Sabem que se mais um avião cair por culpa deles, mesmo que o acidente da TAM não tenha a ver com o controle, o mundo vai cair neles. Sem operação padrão nem motim: teremos controladores amplamente dedicados a não fazer cagada.

3. O preço das passagens vai cair: a demanda por vôos vai diminuir (ajuda o fato do relator da CPI do apagão aéreo dizer “quem puder evitar viajar, deve evitar”) e as companhias aéreas, mesmo reduzindo o número de vôos comerciais, vão abrir as pernas para encher as aeronaves. Isso vai causar todo tipo de promoção, desconto, pacote que se puder imaginar. Se você acredita em tudo que eu disse agora e acha que não vai acontecer nada com você, sairá mais barato pousar em Congonhas.

4. A manutenção dos aviões será germânica: até sabermos se foi falha mecânica ou não, imagina se algum mecânico de companhia aérea não vai checar 20 vezes as peças do avião ao invés de 10.

5. A estatística é sua aliada: morrer em um acidente aéreo é uma ocorrência baixíssima. São 0,2 em 1 milhão – é mais fácil morrer por raio (1,1 em 1 milhão), dirigindo um carro (2,7 em 100) ou sendo atropleado por um (1,8 em 100). É mais fácil morrer consertando o chuveiro e ser eletrocutado porque esqueceu de desligar a chave de força do que em um acidente aéreo (0,4 em 1 milhão). Agora, se 0,2 em 1 milhão morrem por motivo de desastre aéreo, quais as chances de um desastre aéreo ocorrido 2 meses após um anterior no mesmo país? Estatisticamente nulas!

Não vou dizer “relaxa e goza” porque isso costuma acabar com a carreira de muita gente. Mas compre seu bilhete e viaje tranqüilo!