Jee Hevisaurus!!!

Se eu te dissesse que o grupo musical infantil mais popular da Finlândia é formado por dinossauros, você acharia normal. O Barney é um dinossauro, e ele faz sucesso no mundo inteiro com crianças.

Se eu te dissesse que esse mesmo grupo infantil tem um disco no top 5 finlandês, na frente de Lady Gaga e Justin Bieber, você acharia normal; afinal, é um artista local, que sempre vai ter mais impacto em vendas que o gringo.

Agora, e se eu te dissesse que esse grupo infantil com dinossauros no topo das paradas finlandesas faz HEAVY METAL?

Jee Hevisaurus (“O Heavyssauro” seria uma boa tradução) é um grupo de heavy metal voltado para crianças, criado pelo ex-baterista da banda Thunderstone, Mirka Rantanen. Mirka criou todo o conceito e as fantasias, que custaram por volta de 20 mil euros para serem confeccionadas.

O conceito acertou em cheio na Finlândia, país onde heavy metal é trilha sonora até de igrejas. Imagine o Brasil, só que com metal ao invés de axé music.

Sim, eu sei. Vou dar um tempo para correr a lágrima no seu olho…

Enfim, os Hevisaurus nasceram de ovos feitos de metal (yeah!), enterrados há milhões de anos e despertados por trovões e feitiços. Todo o background e temas são criados para crianças: o primeiro disco, lançado ano passado, chama-se “Jurahevin Kuninkaat” (“Os Reis do Metal Jurássico”), e contou com ex-companheiros de Mirka no Thunderstone e até mesmo com Jens Johansson (Stratovarius, Dio, Malmsteen e mais um monte de bandas) para  a gravação.

O disco chegou ao quinto lugar nas paradas finlandesas, e abriu as comportas para produtos licenciados e outrass iniciativas, como um musical para um parque de diversões na Finlândia. Antes do segundo disco, que sai em setembro / outubro, uma versão em húngaro do primeiro disco está em produção. Nada sobre outras versões, o que é um absurdo, visto que isso tem potencial para países latinos (bem receptivos ao heavy metal) e nos EUA (que adora tudo que tem “atitude” e é fofinho, heh).

As letras do Heavisaurus tratam sobre festas, escola, amizade, aventuras e outros assuntos coloridos; até  mesmo temas mais delicados como morte são tratados de forma bem sensível, como por exemplo em “Viimeinen Mammutti” (“O Último Mamute”). Em inglês, porque foi o que achei, e porque fica mais fácil de cantar em cima, óbvio.

The Last Mammoth

Brushing his long hair
Blows his trunk as well
And cleans his tusks
On top of the cold everfrost
He lays down his great and mighty head
And straightens his tail

The wind blows
All land covered in snow
He falls asleep under the tree

(chorus)
Good night, the last mammoth
It’s time to go to sleep
Good night, the last mammoth
You will be remembered!

He looks at the stars
Remembering the wise words of his brothers.
Big eyes smiling close.
Where you travel there is home somewhere however.
It I get to still see.

The wind blows
The world gets covered with snow.
He falls asleep under a tree.

O Hevisaurus só me lembra de como o mundo muda uns milhares de quilômetros para lá ou para cá. Misturar heavy metal com temas infantis é uma idéia tão genial, mas também é algo que só poderia ter nascido em um país onde metal não tem esse estigma negativo.

Seguem os vídeos para os dois singles do grupo até agora: a já ciatada “Viimeinen Mammutti” e a música-tema “Jee Hevisaurus”.

Anúncios

3 thoughts on “Jee Hevisaurus!!!

  1. Pingback: Tweets that mention Jee Hevisaurus!!! « Silent Lucidity, Loud Insanity -- Topsy.com

  2. Jester, mais uma vez um post sensacional. Eu tinha visto um clipe que você ou o Pase passou no twitter e achei muito bom. Quanto ao Brasil, só nos resta torcer pra nossos filhos e filhas não caírem sobre a influência dos funks, pagodes e axés.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s