7 Maneiras do Tempo passar a perna na gente

those_cruel_hands_of_time

"time, so cruel", por Kathy Boake W.

O recurso mais valioso que a gente tem é o tempo. Nossa atenção compete cada vez mais com um monte de coisas, das mais diversas naturezas e formas, e a gente tem a difícil missão de distribuí-lo e torcer para que sejam as escolhas certas.

Mas o bicho é traiçoeiro. Seguem 7 características do tempo que podem derrubar até mesmo os melhores planos.

1. Quando você precisa falta, quando não precisa sobra.

É impossível armazenar o tempo, como se fosse dinheiro no banco, e gastá-lo de acordo com a vontade ou necessidade. Em determinados dias, você tem o dia inteiro para se focar em uma única tarefa, o que te leva muitas vezes ao “procurar o que fazer”, enquanto em outros dias você precisa de horas e horas a mais do que você tem para realizar suas tarefas.

2. O tempo é imensurável.

Quanto tempo você tem de vida? Quantas décadas a mais você tem de vida? Não sabe, né? A imprevisibilidade é a pior coisa sobre o tempo. Algumas coisas pedem antecedências absurdas para coisas que podem nem acontecer se nosso tempo “se esgotar”. Planejar com dinheiro é fácil, pois você sabe quanto tem e pode estimar quanto terá em um horizonte de tempo. Tempo não. Amanhã você morre e tudo acaba.

3. O tempo some e você nem percebe.

Como você se sente um dia mais velho em relação a ontem?

Não percebe?

E uma semana mais velho?

Um mês? Um ano?

E 40 anos?

E 40 anos?

É impossível notar o tempo passar. E ele se vai. É recurso que se desperdiça com grande facilidade, por mais que sigamos uma vida dinâmica e repleta. O tempo parece tão abundante e a gente gasta tão livremente que não percebemos o desperdício.

4. Economia de tempo custa caro.

Existem diversas maneiras de salvar seu tempo para as coisas que realmente importam. mas todas as formas custam caro, pois dependem de acessórios: carro para deslocamentos rápidos, smartphone com pacote de dados para ler e enviar e-mails de qualquer lugar, computador para automatizar tarefas, empregada doméstica para não gastar tempo lavando e passando, e muitos etcs. É mais um motivo que torna o tempo valioso: preservá-lo é caro.

E por falar em grana…

5. Tempo e capital são duas curvas de orientações opostas.

Gastamos muito, mas muito tempo da nossa vida ganhando capital (real ou social). Tempo e dinheiro, para a média da população brasileira, são grandezas de razão inversa: o excesso de um gera abundância do outro. Ou isso ou você torce por aquela chance de 1/5000000 de ganhar na megasena.

6. O tempo não admite erros

Se você se inscreve em um curso, paga e não pode fazê-lo, pelo menos uma parte do dinheiro você recupera (geralmente). E quando você faz o mesmo curso e descobre depois dele que ele não seriviu para você? E quando você percebe – no meio do caminho – que esqueceu de trancar a porta dos fundos?

O tempo não te devolve 25%. Nem nada. Errou, perdeu 100%.

7. Não tem “jeitinho” com o tempo.

Se você chega um minuto atrasado para o vestibular não entra. Se a sua cara metade sai do bar 10 minutos antes de você chegar você não a encontra. Se teu time tivesse mais 5 minutos empataria o jogo.

Se eu tivesse ficado mais um ano na escola de pilotagem...

Se eu tivesse ficado mais um ano na escola de pilotagem...

Não adianta negociar com o tempo. Por mais que ele apreça cruel, ele apenas é. Muita gente que perde oportunidades por segundos geralmente olha para o céu e pergunta por Deus, quando deveria olhar para o relógio e perguntar “por que”?


Parece desanimador, ainda mais nos dias de hoje, mas lembre-se que se o tempo não joga a seu favor, ele também não joga contra você. O remédio para todos esses males do tempo, essas peças que ele nos prega é resumido em uma única frase:

quote_192

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s