Diversão com o Wolfram Alpha

wolfram alpha2Incrivelmente, ainda tem muita gente que não conhece e nem experimentou o Wolfram Alpha, o buscador que promete ser definitivo.

Enquanto a Microfsoft gasta os tubos tentando ser o próximo Google (e como bem disse Seth Godin, o próximo Google é o Google – leia aqui), o WA vai para outro sentido e se torna uma ferramenta de busca encorpada, com resultados que vão além dos links e vão direto para as respostas.

Rapidamente, antes da parte divertida do meu texto, o Wolfram Alpha é uma máquina de responder peguntas. você digita um pergunta, uma data, o nome de uma pessoa, de uma cidade, o nome de duas empresas, e ele fornece respostas em uma arquitetura de página criada enquanto ele computa as respostas possíveis, atendendo seu questionamento com informações em uma interface amigabilíssima.

Por exemplo, quando você coloca o nome de duas empresas, o WA oferece como resposta uma série de informações financeiras comparativas das duas empresas, em uma determinada visualização (gráficos, tabelas, números), muito provavelmente atendendo sua curiosidade.

E o WA ainda por cima é uma ferramenta de busca de bom humor. Alguns exemplos:

Perguntei “what is the meaning of life?” (qual o sentido da vida?). Resposta:

wolfram alpha

Vale gastar um tempinho brincando no site. Mas não se empolgue muito, porque o banco de dados ainda não está tão robusto assim…vale para ter um gosto de como o futuro se parece.

E para fechar, uma discussão bacana: vale mais a busca ou achar a resposta? Sua ferramenta de busca ideal é a que satisfaz sua curiosidade ou que te dá um caminho para a resposta?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s