Conteúdo é tudo (e não somente seu blog)

Estava lendo meus feeds, e achei uma pérola do (excelente) blog da 37 Signals. No texto mais recente, Matt Linderman faz uma bela analogia sobre conteúdo x visual de blogs e sites com um guitarrista. Mas a questão é mais ampla: será que você está valorizando seu visual de mais e seu conteúdo de menos? E não estou falando do seu blog…

Segundo Matt, um guitarrista bom vai ser sempre reconhecido indepente do equipamento, e ter o mesmo equipamento de um guitarrista excelente não lhe garante nada. O ponto focal da questão é apresentar um conteúdo relevante para sites e logs antes de widgets, javas, flashes…chega a citar uma frase que vai ser o ponto central do que tenho a dizer. A frase é do Gary Vaynerchuk, uma das figuras mais populares na internet:

Não é a camera que eu uso, não é a plataforma de blog, não são os widgets, não é o SEO. São os dois Cs: conteúdo e comunidade. (…) É sobre oferecer de coração conteúdo do qual você realmente entende e, mais importante, dar de volta à comunidade que apóia seu show.

Gozado que todo dia as pessoas procuram como melhorar seus blogs, e esquecem que eles são uma manifestação do que estas pessoas são na vida. Quantas vezes a gente teve medo de expor nosso conteúdo e escondemos atrás de roupas, subterfúgios, disfarces, máscaras? Porque na sua persona virtual deveria ser diferente?

Conteúdo e comunidade são duas coisas que você pratica na vida, e aplica em qualquer situação. Em uma entrevista de emprego, o bom entrevistador sabe quando você está mentindo, disfarçando sua falta de conteúdo, e sabe se você é uma pessoa que sabe interagir com sua comunidade ou não.

E esse é só um exemplo: pense nisso em termos de sua vida amorosa, familiar, social…todos eles exigem conteúdos diferentes que vão determinar onde você se encaixa. O que você é determina onde você vai estar, e não o contrário.

Eu passo muito bem no quesito conteúdo, mas tenho dificuldades no quesito comunidade. É um aspecto meu que coloco em constante melhoria, ampliando sempre minha rede de contatos, tentando balancear contatos pela internet com contatos real life, buscando conhecer novas pessoas.

Nunca é demais tratar isso como um planejamento: defini como meta minha ter ao menos uma conversa interessante pelo menos a cada 3 dias. Amanhã, vai ser a cada 2 dias, e naturalmente terei ao menos uma conversa interessante com uma pessoa nova ou não por dia, oferecendo tanto quanto recebendo inputs que vão melhorar minha relação com as pessoas.

No caso de conteúdo, se você tem algum problema, o recomendável é investir em experiências: ler mais, fazer cursos, freqüentar lugares que você nunca conheceu, viajar…até fazer compras é uma forma de agregar conteúdo, quando você se arrisca a comprar algo que não conhece muito bem e tem que ir atrás de informação sobre o item ou serviço. A questão é sempre pensar diferente, enxergar outro ponto de vista.

Quando fiz um curso de criatividade na ESPM em 1997, o excelente professor José Predebon apresentou uma idéia que norteia minha busca por conteúdo todo dia:entre em um ônibus e ande pela cidade como se você não a conhecesse. O que você perceberia? Notaria algo que não havia notado antes? Perceberia que você adora coisas que você já nem prestava mais atenção? Esse é o approach ideal para conteúdo: esquece um pouco o que você acha, fixe no que aqulo poderia ser para você.

Não tem segredo, não tem mistério: a partir do momento em que você tem o que mostrar para os outros, e a partir do momento em que você sabe como criar pontes de ida e volta entre você e as pessoas que interagem com você, a forma vem sozinha: roupas, discursos, posturas…no final, você pode acabar percebendo que nem precisava de tanto equipamento assim. Ou widgets. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s