Igreja Católica – Sob Nova Direção

Gosto de igrejas mesmo não sendo católico (sou espírita), por diversos motivos que não valem ser listados para não desviar do assunto. Contudo, sempre achei que as igrejas são lugares muito intimidadores, opressivos e terrivelmente chatos. Sem necessidade.

Acho que uma religião que prega paz, amor e igualdade deve aplicar estes conceitos mais na prática. Por isso resolvi assumir o comando do marketing e vou dar algumas sugestões para a Igreja Católica Apostólica Romana se adaptar aos tempos e manter seu trabalho de pé.


Parte 1 – O Templo

Para começar, a igreja precisa mudar seu espaço físico. A figura do padre, na frente dos fiéis, acima de todos, atrás de um púlpito não combina com o espírito cooperativo do mundo atual. Sem contar que os padres não têm mais o monopólio da informação sobre o catolicismo. 2 horas de Google me fazem saber tanto sobre Novo e Velho Testamento quanto eles.

Então, sai o padre ensinador e entra o padre facilitador, com essa planta baixa de templo:

IgrejaO púlpito é central, com notebook e com os bancos postados ao redor dele, e o centro não pertence a ninguém. O padre lançaria o tema da semana e abriria espaço para os fiéis discutirem o tema relacionado à religião que quiserem, moderando as discussões. Querem falar do Salmo 22 e seu significado, como cada um o interpreta? Maravilha. Para que aquelas leituras de passagens da Bíblia, se isso pode ser feito em casa? Vamos debatê-las.

A missa duraria 1 hora, com uma extensão opcional no salão paroquial, em formato de desconferência, onde os assuntos discutidos durante a missa podem ser aprofundados ou novos podem surgir, à medida que os grupos de discussão vão se criando sozinhos.

No diagrama acima, existem bolinhas pretas. Elas representam estações de trabalho para os fiéis (uma em cada corredor e duas ao lado da entrada), onde estes podem retirar hóstias, programas da missa, consultar a bíblia em terminais de consulta, fazer doações (incluindo doações com pagamento em cartão) e principalmente comprar produtos da igreja: não somente seu terço ou imagem de santo tradicional, mas camisetas, livros, CDs, DVDs (incluindo DVDs com a filmagem das missas do mês anterior), etc. É uma belíssima fonte de renda e divulgação para a igreja.

Já as faixas pretas ao redor do círculo indicam telões. Estes telões serviriam primeiro como apoio para a missa. O padre pode apresentar um vídeo relacionado ao tema que ele abriu para discussão, abrir um website (não percam a parte 2 desse texto – internet), ou até mesmo se comunicar com outra igreja via webconference para expandir a discussão do tema com outra comunidade de fiéis.

Enquanto o telão não fosse usado dessa forma, ele mostraria um slideshow, com material criado não por artistas contratados, mas fiéis que quiserem contribuir com sua arte. Eles mandariam seus desenhos, pinturas, textos, frases, etc. e estes seriam exibidos nos telões para que todos pudessem ver. Um verdadeiro viral…

Enfim, essa é uma igreja que eu freqüentaria. Era até capaz de eu me ligar mais em religião. Vocês acrescentariam ou mudariam algo nesse layout?

Na parte 2 vou apresentar o conceito de iGreja. Volto em uns 2, 3 dias.

Anúncios

5 thoughts on “Igreja Católica – Sob Nova Direção

  1. Isso me lembra um dia que um colega de trabalho católico estava mexendo no notebook ajoelhado.

    “Ih, olha o cara!”
    “É missa no IRC?”

    JR4Tzing3r has entered the chat
    JR4tzing3r is now known as B3nt0_XVI
    B3nt0_XVI changes topic to Missa do Galo
    (…)
    B3nt0_XVI: em nome do pai, do filho e do espírito santo…

    /me diz amém
    /me diz amém

    🙂

  2. Bom, vim aqui por indicação do gabirunsco, hoje mais velho e mais sábio…
    Sei que o assunto é a renovação cibernética católica, mas como tb sou espírita não posso deixar de dizer: Isso poderia valer para o Centros espírita também, né…talvez eu votasse frequentá-los…
    PArabéns pelo blogue…vou assinar o feed.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s