Criatividade em Propaganda – II: Um Novo Conceito em Slogan

Todo dia, vejo milhares de novos conceitos desfilando na minha frente. Trabalho em um laboratório genético? Moro em uma comunidade de escritores, músicos e pintores? Participo de um grupo de discussão sobre inovação?

Não, é o pequeno varejo com seu toque mágico de criatividade, socando até a morte o slogan “um novo conceito em (insira área de atuação)”.

Um novo conceitoNem sei como Brasil cresce tão pouco no ano, com tantos empresários criando novos conceitos a cada dia. Uma volta na rua, e você verá centenas de faixas prometendo desde um novo conceito em manicure até um novo conceito em transporte de móveis. Esse é o país mais criativo do mundo.

Aí você, curioso e louco para ser enganado pela propaganda de novo (você não cansa disso), resolve descobrir qual o novo conceito que vai mudar sua vida. Você entra na farmácia que oferece um novo conceito em atendimento e descobre que os funcionários estão dando bom dia, ao invés de grunhir para você. E sorrindo. Como o nosso mundo empresarial viveu sem isso por tanto tempo?

E não muda? O novo conceito em colchão é ele ter 32 molas ao invés de 31, o novo conceito em lanche é o cara fazer vinagrete com menos cebola, o novo conceito de supermercado é o cara oferecer sacola reforçada…tudo muito bom, algumas coisas meio que obrigatórias, mas nada que surpreenda. Pior que a falta de criatividade é a cara de pau.

No final das contas, o popular e o honesto é sempre o mais eficiente. Lembro de certa vez que estava no Terminal Barra Funda, e lembro de ter visto um salão de depilação ao lado, com a seguinte fachada:

SEU MARIDO DORMIU COM A MACACA? DEPILAÇÃO MONALISA!

Em tempo: a procura pela expressão “um novo conceito em” no Google produziu 80.700 resultados.

Anúncios

2 thoughts on “Criatividade em Propaganda – II: Um Novo Conceito em Slogan

  1. Muito interessante o texto. Realmente acontece isso que você falou mesmo. As inovações quase não existem e a cara da pau dos vendedores aumentam extraordinariamente.

    Falando em cara de pau, eu só lembro dos vendedores de cameras digitais 1000 em 1. Tem varias funções, mas na verdade nenhuma presta. Aquela que passa todo dia nos programas da band que é camera digital, gravador de som, webcam e o caralho a quatro. Todo dia o vendedor diz que a promoção da camera, só é valida pra quem ligar nos próximos 10 minutos. Todo dia!! O cara ser mais cara do que isso é praticamente impossivel!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s