Grupo Rumo – DVD

O Brasil é um país engraçado. Para ser músico, você precisa aprender a viver franciscamente ou então deixar de ser músico e virar performer. Sei que é clichê criticar a indústria da música, o gosto do público, o valor que se dá para cultura no Brasil; mas existem casos tão particulares, tão incômodos, que a gente precisa exercitar uns minutos de reflexão.

O Grupo Rumo é uma idéia genial executada por uma banda idem. E você nunca ouviu falar dela. Calculo que 1 em 10 que me lêem conhecem, se muito. Nascido por volta de 1974, prevendo já a segunda onda de experimentalismo na MPB (depois da Tropicália), o Rumo foi um dos grupos a romper um pouco com o modelo de música popular, como tambhém faziam à época gente como Arrigo Barnabé.

Rumo DVDA proposta do Rumo era usar a fala como guia para a música. A entonação, a contrução e seqüência das palavras na frase conduzem as melodias, ricas em arranjos e suportadas por uma variedade de instrumentos (a banda ultrapassa a marca dos 10 membros). O resultado é inspirado, as palavras ganham uma importância que normalmente se dissolve em música mais convencional, e a entrega que a banda oferece é empolgante. Os membros se revezam nos instrumentos e nos vocais, criando uma versatilidade que até em termos de performance torna o show bem dinâmico.

Não é de hoje que conheço o Rumo; ouvi pela primeira vez há uns bons 6 anos, e conheci de vez ao ouvir o “Rumo Aos Antigos”, CD tributo a antigos compositores (Noel Rosa, Lamartine babo e outros) que até hoje me causa sérios arrepios ao ouvir. A produção da banda desde 1974 é extremamente diversificada, indo para a música infantil, para o cômico, para o introspectivo, para o popular, para o erudito, e vai, e volta…sempre uma surpresa.

O DVD é extremamente fiel ao que a banda é, bem variado no conteúdo e no repertório, e com inserções super bem feitas de depoimentos e vídeos antigos. São mais de 2 horas de material, incluindo aí 3 clipes, um deles feito para o Fantástico pelo diretor Fernando Meirelles (de Cidade de Deus e outros), lá nos anos 80.

Voltando ao tema original do post, todo esse repertório, toda essa riqueza de conteúdo, de forma e de performance nunca teve o devido reconhecimento da mídia ou do público. Existem os audiófilos que sempre buscam por algo da banda, mas para conhecer a banda é preciso estar inserido em um contexto bem particular de conhecidos. Não é o tipo de recomendação que você receberia ligando a FM (até mesmo a AM) na hora do rush, e isso é o que coloca mil interrogações na minha cabeça.

Como algo tão inteligente, tão rico e tão lapidado é ignorado? Não me revolto, pois passei da idade de me revoltar; mas como ainda não cheguei na idade do conformismo, reclamo. Pouco se faz reclamando, então recomendo; se um de vocês ler isso, se interessar, ouvir e gostar, já ajudei a melhorar em um micron a cultura no Brasil.

Busquem na net, comprem o DVD (que dá a medida exata do que a banda é), e todos os discos foram relançados em CD há uns 2 anos atrás, a preços bem menores que o de um CD nacional convencional. O melhor preço que encontrei foi no Submarino; então, seguem os links para os CDs e o DVD:

DVD Rumo
CD Rumo Ao Vivo
CD Rumo Aos Antigos
CD Rumo
CD Diletantismo
CD Caprichoso
CD Quero Passear

E o site da banda você visita clicando aqui. Se puderem, comprem o CD com a banda, através do e-mail vendas@gruporumo.com.br .

Anúncios

One thought on “Grupo Rumo – DVD

  1. Confesso, não sem uma certa vergonha, que não conheço a banda, mas fiquei bastante propenso a comprar o DVD e conhecer mais da banda.

    Quanto ao mainstream e a mídia, isso não tem jeito mesmo. Se não toca nem na MPB fm vai tocar aonde? O brasileiro adora entretenimento, mas não consegue separar as coisas, pra ele ou é música para pensar, ou para dançar.

    Música para ouvir que é bom, nada.

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s